Quinoa: um poderoso super alimento

Publicado por Natureside em

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quinoa é uma das melhores fontes de proteína vegetal, uma vez que possui todos os aminoácidos essenciais - aqueles que o nosso organismo não produz e que têm que ser ingeridos através da alimentação.

É rica em fibra, vitaminas do complexo B (B1, B2, B6, B9), cálcio, magnésio, fósforo, ferro, potássio, cobre, zinco, manganês e selénio. É muito popular entre os vegetarianos, os desportistas e entre todos os que defendem uma alimentação saudável. Cada 100g de quinoa possui 15g de proteínas, quantidade muito superior à encontrada no arroz (2,5g), sendo por isso um excelente substituto.

A quinoa é um pseudo-cereal que não contém glúten por isso é adequada para doentes celíacos ou que tenham intolerância e/ou sensibilidade ao glúten, nos bebés e crianças também está recomendado e deve fazer parte de um regime alimentar variado e equilibrado. Pelo seu elevado teor de fibra, o seu consumo melhora o funcionamento do trânsito intestinal, reduz o apetite, aumenta a sensação de saciedade e inibe a absorção do colesterol.

Segundo a American Dietetic Association, a associação dietética norte-americana, a quinoa pode ajudar em casos de doença cardíaca, diabetes e prevenção do cancro.

O seu valor nutricional torna-a numa excelente aliada para uma alimentação saudável!

Receita de quinoa:

Ingredientes:

Quinoa

Cenoura

Tomate cherry

Laranja

Modo de preparação:

- Lavar bem a quinoa pois ela contém saponinas que podem conferir um sabor amargo se não for bem lavada.

- Colocar o dobro da água e cozer a quinoa e a cenoura partida aos bocados durante cerca de 10 a 15 minutos;

-Misturar o tomate cherry e a laranja com a quinoa e envolver bem.

- Por fim temperar tudo com azeite, sumo de limão ou vinagre balsâmico. Acrescentar sal e pimenta a gosto e decorar com salsa e hortelã.

Bom apetite!

Joana Almendra – Nutricionista natureside

Cédula Profissional nº 1483N - Ordem dos Nutricionistas

 

Referêncas Bibliográficas:

Lin M et al. Quinoa Secundary Metabolites and their Bological Activities ou Functions. Molecules. 2019; 24 (13): 2512.

Gouveia. L; Frangela. V; Exel. M. Quinoa: Propriedades nutricionais e aplicações. Nutrição Brasil – janeiro/fevereiro 2012;11(1).

Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. Tabela da Composição de Alimentos. (2010) Disponível em: http://www2.insa.pt/sites/INSA/Portugues/AreasCientificas/AlimentNutricao/AplicacoesOnline/TabelaAlimentos/Paginas/TabelaAlimentos.aspx. Acesso em: 25, março 2021.


Partilhar esta publicação



← Publicação Mais Antiga